História

 

Ave Maria

Maria, a virgem imaculada, Mãe de Deus, é o mais sublime de todos os seres humanos; jamais nascerá, neste mundo, alguém tão perfeito como Maria, filha de Joaquim e Ana, a moça, jovenzinha, que Deus Pai quis escolher para dar à luz, neste mundo, a seu Filho, Deus Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo.

Este é um mistério insondável da misericórdia de Deus, com a qual Ele quis dar aos humanos a possibilidade da redenção, da reconciliação com o Bem Supremo, o Amor Infinito, que é o próprio Deus, e que se vive no amor ao próximo, ao irmão.

Maria, nascida na humilde cidade de Nazaré, da Galiléia, escolhida no seio do povo judaico, a quem José, da casa de David, prometera matrimônio, ainda virgem recebe o aviso do Anjo enviado por Deus, dizendo-a: “Alegra-te, cheia de graça! O Senhor está contigo”. Confusa com estas palavras, sem compreender o significado do que lhe falava o Anjo do Senhor, Maria ouvi-o dizer ainda: “Não tenhas medo, Maria! Encontraste graça junto a Deus. Conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus. Ele será grande; será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de David, seu pai. Ele reinará para sempre sobre a descendência de Jacó, e o seu reino não terá fim”.

Maria permaneceu confusa e perguntou: “Como acontecerá isso, já que eu não convivo  com um homem?”; ela ouviu o Anjo dizer então: “O Espírito Santo descerá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra. Por isso, aquele que vai nascer será chamado santo, Filho de Deus”.

E Maria disse então as palavras que todos nós, seres humanos, criaturas do mesmo Pai Celestial, deveríamos dizer, e viver, sempre, até a eternidade de nossas vidas, quando nos encontraremos, todos, no seio de Deus Pai, Filho, Espírito Santo, a Santíssima Trindade.

Maria disse: “Eis aqui a serva do Senhor! Faça-se em mim segundo a tua palavra”. E o Anjo retirou-se, como está narrado em Lucas I: 28,38 (Bíblia Sagrada, tradução da CNBB).

Ali, naquele instante, tudo se clareou para nós. Maria é o maior de todos os exemplos de obediência a Deus, em nossa liberdade consciente; ela fora guardada por Ele, desde sua concepção no seio de Sant'Ana, sua mãe, para ser a Mãe de Deus Filho e também nossa Mãe Imaculada, obediente desde sempre à palavra de Deus, como deveríamos ser todos nós. É nessa obediência a Deus que Maria nos dá, com seu amor infinito, o exemplo e o caminho da salvação de nossas vidas: obedecer à vontade de Deus.

Maria sempre fora assim, obediente a Deus (“...Encontraste graça junto a Deus...”, como disse o Anjo; ela encontrara esta graça por ter sido sempre, a Ele, obediente) em todos os dias de sua vida; e essa obediência Maria expressava também no amor ao próximo, aos irmãos de toda a humanidade que lhes eram próximos, sobretudo aos mais simples e humildes (Jesus nos diria em sua pregação: “Como eu vos amei, assim também vós deveis amar-vos uns aos outros. Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se vos amardes uns aos outros” – João 14: 34,35). É o amor ao próximo que Maria nos ensina.

Volta