Curiosidades...

CLIQUE NAS IMAGENS PARA AUMENTAR!


 

No Brasil, uma imagem de Nossa Senhora da Esperança acompanhou o altar improvisado onde Frei Henrique de Coimbra celebrara a primeira missa e desde esse momento a presença da Mãe de Deus se espalhou por toda a Terra de Santa Cruz.

"Na quarta-feira seguinte, pela manhã, a esquadra encontra “aves a que chamam de furabuchos”. Era a confirmação inequívoca de que existia terra próxima. Passam-se algumas horas, até que, por volta das 15:00, “horas de véspera”, um primeiro marujo pronuncia a famosa e esperada sentença: “terra à vista”. Estava descoberto o país destinado a ser a maior nação católica da terra!

No meio do alvoroço das comemorações, o capitão, de 32 anos, retira-se para o altar que havia mandado fazer em honra da imagem de Nossa Senhora da Esperança, que ele próprio escolhera como padroeira da viagem e, ajoelhado, reza!"

 

 

 

Nossa Senhora da Esperança, imagem original em pedra

 

Cristóvão Colombo (1494) conhecedor da paixão fervorosa que o povo hispânico nutria pela Virgem, e particularmente pela Imaculada, batizou com este belíssimo nome da Mãe de Deus a segunda ilha descoberta na República Dominicana e fundou na cidade de São Domingos a Vila de la Concepcion de la Vega.

 

 

 

Em 8 de dezembro de 1854, após consultar todos os bispos de todo o mundo, o Beato Pio IX proclamou solenemente o dogma da Imaculada Conceição de Maria Santíssima.

 

Beato Pio IX

 

Nossa Senhora do Japão - Pintura de Lucas Ryuso Hasegava. Oferta oficial dos 300.000 japoneses católicos aos católicos brasileiros. Entregue em 20/11/1937 ao Cardeal Dom Sebastião Leme da Silveira Cintra, Cardeal  Arcebispo do  Rio de Janeiro, com dedicatória do Almirante Estevão Francisco Singiro Yamamoto e seu secretário Lucas Shibasaki.

Imagens Países

Clique para ampliar a imagem

 

 

No livro Invocações de Nossa Senhora em Portugal - de Aquém e Além-Mar e seu Padroado, (autor: P. Jacinto dos Reis, editado no "Cinquentenário das Aparições de Fátima" em 1967), há a catalogação de 1021 invocações de Nossa Senhora em Portugal. 

 

Entre as mais originais podemos citar:

 

Nossa Senhora da Esperança - Esta invocação é antiga e está, ainda hoje, muito generalizada a sua devoção.

Igreja Nossa Senhora da Esperança - Lisboa, Portugal. Joaquim Cândido Abranches, 1830-1912

 

Estátua de pedra de Pedro Álvares Cabral em Belmonte

 

 

Na vila de Belmonte, distrito de Castelo Branco, diocese da Guarda é venerada e festejada. A imagem é de pedra, pesando cerca de 90 quilos. Parece ser exata a tradição que diz que esta imagem acompanhou Pedro Álvares Cabral, durante a viagem de que resultou a descoberta do Brasil. Para este fato, a Câmara Municipal de Belmonte ofereceu à catedral de Brasília uma cópia desta Imagem, que foi benzida pelo pelo Sr. Cardeal Patriarca, no Aeroporto de Lisboa, e levada para o Brasil no "Voo de Amizade" da TAP, em 24 de Abril de 1962. Acompanhou-a até Brasília o Sr. Bispo da Guarda. Assistiram ao ato e à partida alguns ministros do Governo Português.

 

Nossa Senhora de Vandoma - está ligada as mais antigas tradições da cidade do Porto, sua origem é francesa.

 

Nossa Senhora da Uva - Ela está em um nicho na Torre de Belém. As Madonnas do Cacho da Torre de Belém do Restelo e da Batalha, dizendo que estas e outras imagens antigas tinham sempre o que quer que fosse de rainhas.

 

Nossa Senhora do Restelo - também conhecida como Nossa Senhora de Belém. Ela está em uma capela que o Infante D. Henrique, a sua custa, mandou construir no sítio de Restelo.

 

Nossa Senhora da Urtiga - "Aproveito a liberdade de se poder escrever Ortiga ou Urtiga para apresentar esta Senhora". 

Segundo a tradição, a Senhora teria aparecido a uma pastora muda a quem pediu uma ovelhinha.

Neste momento, a pastora começou a falar e disse que de boa vontade lhe daria se seu pai consentisse.

Em seguida, foi procurar o pai para lhe pedir o consentimento.

Este, maravilhado por ver e ouvir a filha falar, não só lhe deu o consentimento, mas também lhe recomendou que fizesse tudo que Nossa Senhora desejasse.

Não se contentando com isto, quis ir ao local da aparição. Lá encontrou uma imagem de Nossa Senhora entre matos e urtigas, onde foi construída uma capela. 

 

Fonte: http://pnsenhoradaesperanca.vilabol.uol.com.br/500anos.htm