Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

 

Abreviatura de "Arcanjo São Miguel", Ele apresenta a lança, a vara e o cálice da armagura. Nos primórdios do Cristianismo, as virgens se distinguiam pela cor azul, símbolo da pureza...
       
À direita, São Gabriel, de manto lilás, com a cruz e os cravos que perfuraram pés e mãos do Redentor. ... e as mães pela cor vermelha, signo da caridade. Combinação cromática que define excelentemente Nossa Senhora, Virgem e Mãe.
       
No alto do quadro, estão escritas, em letras gregas, as iniciais expressão Mãe de Deus. As mãos de Jesus apoiadas nas mãos de Nossa Senhora, significam a confiança total.
       
Ao lado da cabeça do Menino Jesus, as iniciais de Jesus Cristo. A Virgem Mãe segura com desvelo, afeto e adoração o Menino-Deus; seu olhar porém, não está voltado para Ele, mas para nós, seus filhos adotivos.
       
A estrela no manto de Nossa Senhora é a estrela guia que nos conduz como conduziu os Reis Magos, ao encontro de Jesus. A sandália pendente do pé direito do Menino Jesus é bem o símbolo da situação da alma em estado de pecado mortal: preso a Jesus por um fio, a devoção a Nossa Senhora.
       
Os olhos de Maria, voltados sempre para nós, significam  o desejo de acolher e ver todas as nossas necessidades. Jesus não olha nem para sua Mãe nem para nós, mas querer abarcar com o seu olhar divino os dois anjos que seguram os instrumentos da Paixão.